Diretoria Executiva

A Fundação Imepen

A Fundação Instituto Mineiro de Ensino e Pesquisa em Nefrologia (Imepen), foi instituída em 1986 por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o objetivo de apoiar os Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Disciplina e Serviço de Nefrologia da UFJF.

Na assistência, a Fundação Imepen é referência no atendimento aos portadores de doenças renais, além de ser uma importante unidade de apoio aos serviços de saúde públicos da rede municipal, estadual e federal, oferecendo suporte técnico e científico relativo aos procedimentos de média e alta complexidades. O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não se restringe ao município de Juiz de Fora, abrange também outras localidades dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Os atendimentos são realizados nos seguintes ambulatórios: Hipertensão Arterial, Nefropatia Diabética-Obesidade-Síndrome Metabólica, Cuidados com o Pé Diabético, Glomerulonefrites, Programa Interdisciplinar de Atenção Integral ao Portador de Doença Renal Crônica (Peevenrim), Transplante Renal e Nefrolitíase. A Fundação Imepen também disponibiliza os seguintes Programas de Terapia de Substituição Renal: Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplante Renal.

No Ensino e na Pesquisa, a Fundação Imepen é conveniada à UFJF e fomenta o ensino de graduação e pós-graduação e a pesquisa acadêmica realizados no âmbito do Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Tratamento em Nefrologia (Niepen).